quinta-feira, 14 de junho de 2012

"Frutas do Outono"

Frutas do outono e alguns de seus benifícios para o organismo

 Abacate: é importante para o fornecimento de energia, no combate do colesterol e para uma boa digestão. Apesar dos benefícios a dica é consumí-lo moderadamente, já que possui altas taxas de gordura. Vale ainda o alerta: ingerí-lo com colossais colheradas de açúcar está fora de cogitação!

Banana: possui três tipos de açúcares naturais: a sacarose, a frutose e a glucose, que são responsáveis para o reforço da massa muscular. Rica em vitaminas B6 e B12, a banana é ótima repositora de energia e é recomendada para combater a depressão e a anemia.

 
Caqui: contém vitaminas A, B1 e B2, Cálcio, Fósforo, Sódio e fibras essenciais para o bom funcionamento das funções intestinais. Além disso, a fruta tem uma quantidade razoável de Betacaroteno (provitamina A), um antioxidante que age contra o envelhecimento.

 
Coco: facilmente digestivo é uma fonte importante de ácidos graxos,  ferro e fibras. Destaque também para a água-de-coco, um ótimo soro vegetal que atua contra a desidratação.

 Goiaba: com baixo teor calórico ela é rica em vitaminas A, B1, C, além do cálcio, fósforo, ferro e fibras insolúveis. Não contém muito açúcar, nem taxas elevadas de gordura. Auxilia no combate a infecções, fortifica os ossos, os dentes e o músculo cardíaco. Sua composição auxilia na saúde da pele, retarda o envelhecimento, regula o aparelho digestivo e o sistema nervoso. Resistência física também é privilegiada.

 
Laranja: uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros, ela é enriquecida em sais minerais, como fósforo, cálcio e ferro, além de fornecer boas doses de vitamina C. Contêm ainda vitaminas A e do complexo B, é pouco calórica e reforça as defesas do organismo.

 
  Maçã: rica em fibras, flavonoides e antioxidantes, é a pedida ideal no combate de problemas cardíacos. A fruta contém 85% de água e aproximadamente 60 calorias a cada 100g. Destaque para as quantidades de potássio e pectina, uma fibra solúvel que ajuda no controle das taxas de colesterol. 

Maracujá: famosa pela capacidade calmante,é fonte de vitaminas A, C e do complexo B e de sais minerais. Atenção também para as fibras do maracujá que atuam na diminuição do nível de colesterol, de triglicérides e convergem para o bom funcionamento do sistema gastro-intestinal.

Melancia: repleta de sais minerais e de vitaminas do complexo B, A e C, a melancia se destoa das demais frutas pela grande quantidade de água (que compõe quase 90% de sua totalidade), fazendo dela um excelente diurético.

 
Mexerica: tem grande quantidade de vitaminas A, B e C, esta última importante para o combate de infecções, para a aumentar a resistência do organismo e para melhor absorver o ferro presente em outros tipos de alimentos.

 
Pêra: fonte de vitaminas A, B1, B2 e C, sódio, potássio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício e ferro, niacina, sódio e fibras. Além do sabor exótico ajuda a resolver problemas relacionados à prisão de ventre, dentre outros. Também desempenha um papel importante para a boa formação de dentes e ossos.

Fonte: http://www.odiario.com

Um comentário:

  1. Parabéns lindona, ótima e deliciosas dicas, temos aki no Brasil grande quantidade de frutas e de excelente valor nutricional e infelizmente poucas pessoas utilizam desse bem que Deus nos deu. bjão e sucesso sempre.

    ResponderExcluir